From segregation to celebration: the public pool in Australian culture

Da segregação à celebração

A piscina pública na cultura australiana

Autores

  • Hannah Lewi The University of Melbourne

Palavras-chave:

piscina, Arquitetura, água, Austrália, história

Resumo

A exposição australiana para a Bienal de Veneza de 2016, The Pool, projetada por Isabelle Toland, Amelia Holliday e Michelle Tabet, foi instalada na National Gallery de Victoria. The Pool visa literalmente “engarrafar” os cheiros, sons, sensação e aparência de uma piscina e recriá-la em um ambiente cultural. Pode parecer, à primeira vista, que as piscinas são essencialmente pouco mais do que um buraco no chão cheio de água. De fato, muitas exibem elementos arquitetônicos distintos associados à nossa experiência de movimento, água e luz e experimentação estilística moderna. Satisfazem exigências funcionais e ambientais complexas como qualquer outro tipo de edifício. E elas revelam muito sobre a cultura australiana, como o relaxamento gradual dos códigos de vestimenta e atitudes em relação às mulheres e outras etnias.

Biografia do Autor

Hannah Lewi , The University of Melbourne

As áreas de especialização da professora Hannah Lewi estão em projeto arquitetônico, história e teoria. Seus interesses de pesquisa incluem história australiana e moderna, patrimônio e criação de lugares e novas mídias para publicação de história. Ela ensina história e design dos séculos XIX e XX; teoria arquitetônica, patrimonial e urbana; e supervisão de pesquisa.

Referências

(1) THE POOL. The Pool [Internet]. Melbourne; 2017 Aug 18 [cited 2023 Jun 22]. Available from: https://www.ngv.vic.gov.au/exhibition/the-pool/.

(2) AIATSIS: The Australian Institute of Aboriginal and Torres Strait Islander Studies [Internet]. Australia; 2022 May 27. 1965 Freedom Ride; [cited 2023 Jun 22]; Available from: https://aiatsis.gov.au/explore/1965-freedom-ride

Publicado

2023-06-22

Como Citar

1.
Lewi H. Da segregação à celebração: A piscina pública na cultura australiana. Nadar! Swim Mag [Internet]. 22º de junho de 2023 [citado 4º de março de 2024];3(166). Disponível em: https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/58

ARK