NADAR! SWIMMING MAGAZINE https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p><br /><a title="VER TODAS AS EDIÇÕES" href="https://revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/issue/archive"><strong>VER TODAS AS EDIÇÕES -&gt;</strong></a></p> RELEASE EDITORIAL pt-BR NADAR! SWIMMING MAGAZINE 1809-5488 Avaliando os efeitos das atividades aquáticas no combate às doenças degenerativas dos ossos https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/13 <p>Estudos afirmam que as atividades aquáticas, por não submeterem o corpo a cargas de peso, não sensibilizam os ossos. Ossos trabalham como músculos e precisam de alguma atividade. Quando submersos na água, "ficamos mais leves" e nossos ossos não sentem praticamente nenhuma carga de peso sobre eles. Assim, a atividade física na água tem sido constantemente acusada de não ser eficiente no combate às<br>doenças degenerativas dos ossos, pois não forneceria o estímulo necessário ao desenvolvimento do sistema músculo esquelético. Contudo, esta acusação já pode ser refutada, com os resultados das mais recentes pesquisas internacionais realizadas na área.</p> Paulo F Rosa Lúcio Rosa Copyright (c) 2022 Paulo Rosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 2022-02-07 2022-02-07 Corpo e mente em sintonia https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/15 <p>Este breve editorial revisou pesquisas que tem mostrado como o treinamento de habilidades psicológicas pode ser eficaz para melhorar o desempenho de atletas, influenciando positivamente a cognição e estados afetivos. A habilidade de criar imagens mentais durante os treinos, por exemplo, ajuda os nadadores a melhorar as rotinas físicas. Além disso, os atletas tornam-se mais seguros e confiantes após o treinamento mental e menos susceptíveis a lesões. Realizando um trabalho multidisciplinar, técnicos ao lado de psicólogos podem usar uma variedade de exercícios para melhorar a "força" mental, a confiança, a concentração, a compostura e a motivação dos treinandos.</p> Paulo Rosa Copyright (c) 2022 Paulo Rosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 2022-02-10 2022-02-10 Crescimento e Desenvolvimento Humano, Aprendizagem Motora e sua aplicação na Natação https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/14 <p>Este texto tem por objetivo apresentar um resumo da literatura sobre Crescimento e Desenvolvimento Humano, Aprendizagem Motora e sua aplicação na Natação. É de suma importância que o Profissional da Educação Física que trabalha com Natação tenha conhecimento destas disciplinas para compreender o que acontece com seus alunos (nas diferentes faixas etárias) para melhor planejamento, organização e atuação nas suas aulas.</p> Moacyr da Rocha Freitas Copyright (c) 2022 Pestana https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 2022-02-11 2022-02-11 Periodização do treinamento visando performance em natação https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/19 <p><span class="capitular">M</span>uitos artigos já relataram como treinadores de grandes campeões organizam suas temporadas. Faltava mostrar como a média dos técnicos tem realizado seu trabalho, permitindo inclusive, suprir a falta de comunicação entre estes profissionais, até porque apesar de cada um fazer a sua maneira, existem padrões atestados pela média dos estudos realizados e nos quais podemos nos basear. Nossa breve revisão tentará responder questões como: a) como dividir a temporada; b) distâncias a serem nadadas em cada fase; c) número de sessões por semana e d) como dividir os nadadores. As respostas serão encontradas na metodologia de periodização do treinamento, que pode ser definida assim:</p> <p class="citacao">'o sequenciamento proposital de unidades de treinamento (ciclos e sessões de treinamento de longo, médio e curto prazo) projetados para produzir adaptações acumuladas que atingem o pico durante as principais competições.'</p> Paulo Rosa Lúcio Franco Rosa Copyright (c) 2022 Paulo Rosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 2022-03-25 2022-03-25 Os princípios básicos do treinamento mental e sua aplicação em natação https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/16 <p>A psicologia tem dado uma grande contribuição à natação quanto a otimização nos processos de aprendizagem e de competição. O princípio básico do treinamento mental já foi utilizado de forma mais ou menos intuitiva por nadadores, professores e técnicos com a finalidade de obterem bons resultados, tanto na aprendizagem quanto na competição.</p> Vicente Bonachella Copyright (c) 2022 Vicente Bonachella https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 2022-02-18 2022-02-18 A aquanástica, uma metodologia de ginástica adaptada ao meio líquido https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/17 <p><span class="capitular">A</span>&nbsp;aquanástica como o nome já diz, é um método de ginástica adaptado ao meio liquido. Dentre seus objetivos principais, temos: o aprimoramento das capacidades físicas, ou seja, a melhora do condicionamento físico geral e a aprendizagem de habilidades motoras no meio líquido.</p> Suzana Gonzaga da Silva Cristina Galeazzo Copyright (c) 2022 Suzana Gonzaga da Silva, Cristina Galeazzo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 2022-02-24 2022-02-24 A evolução do estilo do nado de peito no contexto histórico https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/18 <p><span class="capitular">O</span>&nbsp;nado de peito impõe grandes desafios,a começar pela posição do corpo: ela é horizontal quando se termina a braçada e expira o ar, e inclinada quando se projeta os braços para o lado, iniciando o impulso, e inspira o ar pela boca, expirando pelo nariz, com a cabeça submersa, no final da braçada. Ela começa com os braços estendidos para a frente e as mãos voltadas para fora. Eles se esticam para fora até a altura dos ombros, pontos em que os cotovelos se articulam e as mãos quase se unem sob o peito, com as palmas voltadas para dentro. As pernas são flexionadas e trazidas para junto das nádegas. Então, se estendem, mantendo os joelhos virados para o fundo da piscina e os calcanhares empurram a água para trás e para baixo, completando um circulo. Antigamente chamado de clássico, hoje o nado peito possui o estilo que mais sofreu modificações ao longo da história.</p> William de Lima Moacyr Freitas Eduardo Araya Espinoza Copyright (c) 2022 William de Lima, Moacyr Freitas, Eduardo Araya Espinoza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 2022-03-05 2022-03-05 Ocorrência de sinusites e otites em atividades aquáticas e sua profilaxia https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/20 <p><span class="capitular">A</span>&nbsp;natação é sem dúvida o esporte mais completo e menos sujeito a acidentes, entretanto o nariz e os ouvidos estão predispostos a alguns problemas. As crianças com menos de três anos tem menos defesa em relação a infecções respiratórias que as crianças maiores, devendo ser observadas com especial atenção.</p> <p>Sinusite e otite são de ocorrência bastante alta entre nadadores e sua profilaxia, ou seja a forma de evitar que esses problemas ocorram é difícil entre os adultos e praticamente impossível nas crianças pequenas. Trata-se de evitar a entrada da água no nariz e nos ouvidos durante a natação. Todavia, só devem evitar natação as crianças que apresentam problemas. Compreender é a única forma de evitar ou solucionar um problema. Para isso é necessário ter conhecimentos básicos da anatomia da região e dos problemas que costumam nela incidir.</p> Clemente Isnard Ribeiro de Almeida Copyright (c) 2022 Clemente Isnard Ribeiro de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 2022-04-03 2022-04-03 Estudo das estratégias de braçadas de nadadores, demonstrando a importância da frequência e do comprimento para a mensuração da eficiência mecânica https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/21 <p>O objetivo deste artigo é, além de uma revisão pormenorizada sobre os estudos envolvendo as estratégia de braçadas utilizadas pelos nadadores e nadadoras em todo mundo, apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas em nadadores brasileiros, demonstrando com isso a importância da frequência média de braçadas - FMB e da distância média por braçadas - DMB para a avaliação do desempenho dos atletas. Para isso o trabalho é iniciado com uma apresentação sobre a relação da produção de energia e o deslocamento do nadador, estudando-se princípios relacionados a hidrodinâmica da natação, os conceitos de velocidade média, FMB e DMB, ítens esses que auxiliarão na interpretação sobre a utilização dessas variáveis como um meio de mensuração indireta da eficiência mecânica do nadador. O texto continua com dados da literatura que mostrom a importância das variáveis antropométricas, e por fim buscando uma interpretação conclusiva.</p> Anselmo José Perez Copyright (c) 2022 Anselmo José Perez https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 2022-04-13 2022-04-13 Planejamento desportivo simples para melhorar a performance através da prevenção a lesões https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/22 <p><span class="capitular">P</span>revenção a lesões é uma importante parte do planejamento em natação competitiva. Por melhor e mais bem programado que seja o treinamento ele não valerá de nada se o nadador está freqüentemente lesionado ou inapto para o trabalho.</p> <p>Devido ao alto nível de repetições envolvido no treino de natação as lesões mais comuns são aquelas por excesso de uso. É o efeito cumulativo de ações repetitivas, como empurrar e girar que ocasionam o esgotamento do tecido e a inflamação (microtrauma).</p> <p>Independente do tipo de lesão, aprender a evitá-las é de longe melhor do que ter que aprender como tratá-las.</p> <p>Vamos listar neste artigo 10 dicas simples para melhorar a performance através da prevenção a lesões, que qualquer equipe pode usar e em seguida apresentar rotinas fisioterápicas preventivas.</p> Wayne Goldsmith Peter Blanch Copyright (c) 2022 Wayne Goldsmith , Peter Blanch https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 2022-04-14 2022-04-14 A elaboração eficaz de um programa de força para nadadores das categorias juvenil, júnior e sênior https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/23 <p><span class="capitular">E</span>laborar um programa eficaz para o desenvolvimento da capacidade "força" pode tomar-se obstáculo ao técnico de natação, principalmente aqueles que almejam uma performance atlética de pico. Os objetivos projetados para a temporada de inverno e verão, estipulados dentro de um macrociclo simples ou duplo do ano vigente, podem desestruturar-se caso omita-se alguns dos princípios do treinamento e da nutrição avançada. Na preparação física em "seco", inclui-se uma avaliação funcional, podendo assim determinar seus objetivos que serão de informar; diagnosticar suas potencialidades e deficiências; individualizar; educar e principalmente fornecer feedback necessário ao período de treinamento.</p> <p class="citacao">'A medida que diminui o peso aumenta a velocidade do movimento mas a força muscular se reduz...'&nbsp;</p> Carlos Alexandre F. Brito Copyright (c) 2022 Carlos Alexandre F. Brito https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 2022-06-19 2022-06-19 Revisando a história dos saltos ornamentais no Brasil e no mundo https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/24 <p><span class="capitular">D</span>e forma simples, podemos descrever o esporte olímpico Saltos Ornamentais&nbsp; como uma atividade onde o indivíduo salta de uma superfície móvel (trampolim) ou fixa (plataforma), descreve uma trajetória aérea com movimentos acrobáticos simples ou complexos e cai verticalmente na água, tanto de pé como de cabeça. Apresentar a história dos saltos ornamentais de forma precisa e embasada em muitos registros históricos é uma tarefa difícil, visto ser escassa a literatura específica. Todavia, oferecemos um esboço desta história nesta revisão.</p> Ana Martha de Almeida Limongelli Copyright (c) 2022 Ana Martha de Almeida Limongelli https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 2022-06-30 2022-06-30