Técnicas e habilidades do nado sincronizado aplicadas à natação

Técnicas e habilidades do nado sincronizado aplicadas à natação

Autores

  • Linai Vaz

Palavras-chave:

Nado Sincronizado, Cinestesia, Propriocepção, Pressorcepção

Resumo

O nado sincronizado é um esporte altamente sensorial. Seus ricos movimentos e técnicas específicas capacitam o praticante (de qualquer faixa etária ou aptidão) a desenvolver enormemente suas habilidades cinestésicas, o domínio do seu próprio corpo na água (feel for the water), desenvolver o sistema proprioceptivo, que lhe permitirá "nadar", "conhecer-se" melhor n'água. Na verdade, assim que o iniciante obtiver este domínio ele estará apto a aprender as técnicas dos nados mais rapidamente. No caso de nadadores atletas, o nado sincronizado os fará dominar com mais perfeição seus movimentos n' água, transformando-os em nadadores melhores e mais rápidos.

Neste artigo estaremos falando das vantagens do nado sincronizado não só com estes grupos, mas também com deficientes físicos e mentais, por exemplo, onde este trabalho é relevante.

Biografia do Autor

Linai Vaz

Professora especializada em nado sincronizado nos EUA, e ex-campeã brasileira e sul-americana de natação várias vezes entre 1980 e 84

Referências

Confederação Brasileira de Natação. Regras Oficiais de Natação, Saltos Ornamentais, Pólo Aquático e Natação Sincronizada. Brasília: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FISICA E DESPORTOS; 1982.

Publicado

2023-04-14

Como Citar

1.
Vaz L. Técnicas e habilidades do nado sincronizado aplicadas à natação. Nadar! Swim Mag [Internet]. 14º de abril de 2023 [citado 23º de fevereiro de 2024];3(166). Disponível em: https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/52

ARK