Técnicos e professores de natação têm se utilizado da natação equipada para o aperfeiçoamento de seus alunos e atletas

Downloads

Como utilizar o treinamento hipóxico em natação para melhorar a performance

Autores

  • Roberto Trindade N. da Silva SOBRASA

Palavras-chave:

Apneia, Hipoxia, Respiração, Treinamento Hipóxico, Natação Equipada

Resumo

No mundo inteiro diversos técnicos e professores de natação têm se utilizado da natação equipada para o aperfeiçoamento de seus alunos e atletas, sempre com bons resultados. Um dos métodos de treinamento utilizados e que produz performances interessantes dentro desse contexto é o treinamento hipóxico. O treinamento hipóxico é um método de preparação orgânica que visa fundamentalmente a capacidade anaeróbia, embora também tenha implicações relativas na melhoria da capacidade aeróbia. Segundo Tubino, o treinamento hipóxico foi primeiramente empregado no atletismo, para posteriormente ser também aplicado em maior escala na natação.

Biografia do Autor

Roberto Trindade N. da Silva, SOBRASA

Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático

Referências

(1)Tubino M. Metodologia Científica do Treinamento Desportivo. Rio de Janeiro: Shape; 1980.

(2)Counsilman JE. Natacion Competitiva. Barcelona: Editorial Hispano Europea; 1977.

(3)Astrand PO, Rodahl K. Tratado de Fisiologia do Exercício. Rio de Janeiro: Editora Interamericana; 1980.

(4)Sparks, K. Physiological Response with Two Types of Interval Training Programs. Unpublished Study, Indiana University, Bloomington, Indiana, 1973-74.

(5)Hollomann W, Liesen H, editors. The influence of hypoxia and hyperoxia training in a laboratory on the cardiopulmonary capacity. International Symposium at Gravenbruch; 1971; Stuttgart. Stuttgart: Thieme; 1973.

Publicado

2023-03-29

Como Citar

1.
da Silva RTN. Como utilizar o treinamento hipóxico em natação para melhorar a performance. Nadar! Swim Mag [Internet]. 29º de março de 2023 [citado 21º de fevereiro de 2024];3(166). Disponível em: https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/50

ARK