Ocorrência de sinusites e otites em atividades aquáticas e sua profilaxia

Autores

  • Clemente Isnard Ribeiro de Almeida FAPESP

Palavras-chave:

Ouvidos, Natação Infantil, Otite, Anatomia, Piscina, Protetor Intra-Auricular, Clip Nasal

Resumo

A natação é sem dúvida o esporte mais completo e menos sujeito a acidentes, entretanto o nariz e os ouvidos estão predispostos a alguns problemas. As crianças com menos de três anos tem menos defesa em relação a infecções respiratórias que as crianças maiores, devendo ser observadas com especial atenção.

Sinusite e otite são de ocorrência bastante alta entre nadadores e sua profilaxia, ou seja a forma de evitar que esses problemas ocorram é difícil entre os adultos e praticamente impossível nas crianças pequenas. Trata-se de evitar a entrada da água no nariz e nos ouvidos durante a natação. Todavia, só devem evitar natação as crianças que apresentam problemas. Compreender é a única forma de evitar ou solucionar um problema. Para isso é necessário ter conhecimentos básicos da anatomia da região e dos problemas que costumam nela incidir.

Biografia do Autor

Clemente Isnard Ribeiro de Almeida, FAPESP

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1965) e doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1970). É professor titular em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, Professor da Pós Graduação em Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina em Otorrinolaringologia.atuando principalmente em clínica e cirurgia da especialidade. (Fonte: Currículo Lattes)

Referências

Encyclopædia Britannica [Internet]. [place unknown]: Encyclopædia Britannica; 2020 Oct 29. human ear: Structure of the human ear; [cited 2022 Apr 2]; Available from: https://www.britannica.com/science/ear#/media/1/175622/530

O clip nasal utilizado pelos atletas de nado sincronizado

Publicado

2022-04-03

Como Citar

1.
Isnard Ribeiro de Almeida C. Ocorrência de sinusites e otites em atividades aquáticas e sua profilaxia. Nadar! Swim Mag [Internet]. 3º de abril de 2022 [citado 4º de julho de 2022];2(165). Disponível em: https://www.revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/20

ARK